segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Paris / Louvre - Continuando

Foram quase 5 horas no Louvre! 5 horas! Verdade que dessas cinco horas, 30 min foi de descanso amis lanchinho... mas nessas 5 horas o que vimos do Louvre 20%, 15%, 10%??? Um cisco, o palácio é grandioso! Enorme! Imeeenso!

Antes de se tornar museu, ainda no reinado de Luis x-something, chuto o Luis XVI, o palácio real se tornou um museu por pressão pública. A corte foi para Versailles, que no mesmo molde do Louvre foi feito para servir como cidade, com 10.000 nobres e 30.000 empregados pelo menos, lojas, costureiros e toda a parafernália necessária para uma corte. Foi por essa razão que o Louvre foi poupado durante a revolução e um dos únicos prédio públicos nao depredados na época.

A Mona Lisa...humm...annnnhhhh... bom, seguindo o exemplo do Manneken Pis, ela é ridiculamente pequena. Simples. Não me disse nada, ao menos não me disse o tanto que outras obras na mesma sala me disseram. obras com jogos de luz e sombra impressionantes, domínio de tecnicas de perspectiva e dimensionamento muito superiores aos que eu vi na Gioconda. Mas vai saber porque né? tá lá. A fotinha pode comprovar.

Uma última observação foi que uma ala muito boa do Louvre e que nem sempre é considerada são os aposentos reais. è muito louco ver como era antes de se tornar museu. Imaginar a vida de um rei naquele lugar gigantesco.

De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris



De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris


De paris

Um comentário:

Papai disse...

Pá,
foi mais ou menos no reinado de Luiz XIV.
Pai