segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Vou te contar uma história: Amsterdam

Sim, agora voltei e vou terminar o que comecei! Só honestamente nao sei quando vou terminar...rs
Dessa vez tenho acesso mais facil ao computador e ja é um começo.
Vou contar toda a Historia da Viagem, blocos de fotos a blocos de fotos com tudo que vi, de mais bonito a mais bizarro. E o melhor, aqueles momentos bobos onde conseguimos controlar as risadas e tirar fotos.
É no plural mesmo, porque apesar de ter escolhido viajar sozinha, descobri lá mesmo que se o ser humano é gregário, e eu to na lista dos Top 10. E que no fundo, no fundo, beeem la no fundo, eu sou zero independente e de muita boa vontade, um ser carente.
(minhas mãe que o diga, né mãe?)
Bom, vamos lá:

Amsterdam

Como foi por la: hummmm fiquei pouco, aliás o lugar que fiquei menos. Mas o menor lugar tambem. Tanto que em um dia conheci todo o centro, o meu bairro que era turistico, a Red Light Zone, dois museus (Van Gogh e Anne Frank) e ainda almocei num bistrô holandes charmosíssimo. Eu ainda estava na fase do Apple Juice, que era a bebida que eu tinha a melhor pronuncia em ingles e besides era uma delicia holandesa/inglesa/francesa...
Bom, vale salientar que minha próxima fase foi a do vinho, e pra isso pronúncia era o que menos interessava...rs

Amsterdam é linda! Com suas casinhas todas geométricas, parecidas, encaixadinhas. Com seus canais cirundando cada quarteirão bonito que via. Detalhes clássicos, elegantes, discretos mas charmosos eram parte do estilo. Os holandeses tambem sao como suas casas, a mesma descrição tirando o charme nas mulheres e incluindo a descrição matronas. E obviamente TODOS SÃO ALTOS, apesar de que perto de mim, 90% das pessoas são altas, então não posso considerar isso uma verdade absoluta..rs

Duas observações:
- O Anexo onde a Anne Frank se escondeu com toda a sua família é surpreendentemente grande e espaçoso por ser um anexo! Eu sempre tive impressão de ser um lugar pequeno abafado e impossivel de achar. O lugar onde ficava escondido era razoavelmente bom, e a escada dentro do anexo era absurdamente ingreme a uns 85°. Mas o dificil é expressar a aura de opressão que se percebe lá. Meu coração se partiu ao ver os recortes de figuras que ela colou na parede...sonhos de uma adolescente como os que eu tive e tb a janela.
O livro dizia algo assim: "Enquanto puder ver um canto de ceu azul pela janela (...) eu terei esperança (...)"

- Minha má experiencia com o Coffe shop (pra nao dizer nenhuma) já foi descrita aqui no blog, e tambem acho que ja contei das prostitutas barangas que encontrei na Red Light Zone, que quando vi a minha elegida como a mais feia (era monocelha e celulitica) eu tirei foto e tive que sair correndo Red Zone abaixo... então só me resta mostra-la:

De Amsterdan


E agora meu suquinho pra mostrar que não fico indo nesses lugares aí de cima:

De Amsterdan


De Amsterdan


A Arquitetura e os canais:

De Amsterdan


De Amsterdan


De Amsterdan


De Amsterdan


De Amsterdan


A porcelona holandesa, linda com seus desenho azuis (iguais as da coleção em casa..nao foi possível ver e não morrer de saudades...)

De Amsterdan

Nenhum comentário: