segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

In Brugges

Brugges eh simplesmente ma-ra-vi-lho-sa. Indescritivel. Toda medieval, parece uma cidade de faz de contas. Pra voce ter uma ideia... uma leve ideia, da pra pensar naquela cidade do filme Shrek, sabe? Far far Away? alguma coisa por ali me lembrou esse filme.

Eu havia assistido durante o voo um filme chamado In Brugges, mas a cidade em si eh incrivelmente mais bonita que no filme. Eu fui com uma canadense que conheci no hostel e foi uma boa, porque ela falava frances, o que garantiu um desconto na passagem para la. Brugges eh circundada por canais, canais e pontes, e ela nao eh uma cidade grande, voce consegue fazer quase tudo no centro antigo a pe, mesmo num dia como hj com -5 graus! Tirando que os canais estavam congelados e isso tornava a sensacao termica mais baixa, eh muito gostoso se perder nas suas ruas, porque todos os predios em qualquer rua sao medievais e tem detalhes como santos (sim, estatuas de santos com uns 80 cm) em quase toda esquina e uma coisa que chamei de "a maldicao da janela vermelha", ou seja, para um predio ser importante, tem que ter uma janelinha vermelha em algum canto do telhado.

Como ainda eh perto do natal por aqui ainda tem feiras natalinas com comidas locais. Bom, a minha colega canadense tem um apetite de leao e eu como boa samaritana a acompanhei comendo brussels wafles (aqui tem dois tipos distintos de wafles) com vinho quente e obvio, uma caneca de cerveja...quente, claro afinal era 5 graus negativos lembra?
Depois gastamos tudo isso subindo os 366 degraus da Belfry (Tower of the Bells), um predio construido em 1186 eu acho, com 80 mt. E sim, mae, tenho rezado em todas as igrejas que entro, inclusive paguei um euro para acender uma vela para Nossa Senhora na igreja que contem uma imagem dela feita por Michelangelo e outra vela numa igreja construida pelos templarios para proteger uma reliquia sagrada: The Holly Blood. Reza a lenda que os coagulos de sangue, que seriam de Jesus Cristo e que foram roubados de Jerusalem pelos templarios, fica liquido uma vez ao ano...mas infelizmente nao foi dessa vez... justo na minha vez como diria o rabugento.

Depois de comer muito e de me perder na cidade que acho que sera, senao a mais bonita, mas uma das mais bonitas, eu vou descansar sentindo saudades imensas dos meus amigos queridos de Londres, e sim, ainda continuo apaixonada por la.

2 comentários:

Denice disse...

Eu querooooo ir pra Far Far Away... rs nossa eu imagino cada cena que você escreve aqui que delicia!!
beijocas amore
De

Papai disse...

Pá,
voce seria uma otima hostess de um programa sobre viagens na Sky. Parabens, filha. Nós te amamos.